Portal Interativo

Minha foto
" A mente que se abre a uma nova idéia, jamais retornará ao seu tamanho original." (Albert Einsten)

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Drogas (Faça a sua escolha) !

Diálogo entre “amigos”:
- Alô!
- E ai mano, to te ligando cara pra saber se tu topa ir numa festinha que os brothers estão organizando?
- Cara é que eu tenho muita coisa pra resolver.
- Não, que é isso cara! Você não vai furar com teu mano, né? E outra vai ter minas, só zueira. Vamos cara, ou tu vai brochar agora?
- Tá bom, de que horas?
- Às dez horas!
- Ta ok! Valeu
- Valeu mano, sabia que tu não ia furar.
           
Dez horas, eles se encontram na festa.

- E ai mano, tu tá gostando?
- Tá boa!
- Mano, quer curtir pra “caralho”?
- Como assim?
- Eu tenho um lance aqui comigo que é muito massa, basta tu cheirar e já vai se sentir de boa.
- Mas…
- Que é isso! Você é macho ou não? Minha turma toda usa você não vai fazer isso comigo, né moral?...
            Quem de nós nunca se viu em uma situação semelhante, ou soube de alguém que esteve?
            Antes de expressar sua opinião sobre tal assunto, leia acerca do tema e veja o que um sim ou um não pode representar em sua vida.

Uma das definições da palavra drogas no dicionário é de qualquer substância cujo uso pode levar a dependência e/ou ainda qualquer coisa pecente, alucinógena, excitante e etc. De uma forma, mas clara e ampla também podemos definir o termo como qualquer substância, seja ela natural ou sintética, ilícita ou lícita, que introduzida no nosso organismo, modifica suas funções, ou seja, danificando – as de diferentes formas.
Como citado à cima, podemos classificar as drogas em dois grandes grupos: As naturais e as sintéticas, sendo que cada um tem modos de obtenção diferentes. Onde as naturais são obtidas através de plantas, de animais e alguns minerais (a cafeína, por exemplo.) e as sintéticas são as fabricadas em laboratórios fazendo necessário assim o uso de determinadas técnicas especiais (a anfetamina, por exemplo).
As drogas ainda são classificadas de acordo com os males que elas causam em nosso organismo. Desta forma há a seguinte divisão:
● As estimulantes
 (anfetaminas, a cocaína e seus derivados.)
● As depressoras
(o álcool, os soníferos, a heroína, a morfina, a cola de sapateiro, antidepressivos (barbitúricos) e etc.
● E as perturbadoras das atividades mentais
(a maconha, o ecstasy, o ácido lisérgico (LSD), alguns cogumelos tóxicos, e outras)
Temos ainda as Psicotrópicas que são as que possuem tropismo e prejudicam o sistema nervoso central e suas funções.
(Crack, cafeína, GHB e etc.)
             Como sabemos, elas podem “invadir” nossos corpos de diversas maneiras (Por inalação, por injeção, via oral, dentre outras) tendo cada uma sua forma de aplicação e seus respectivos efeitos.
            Depois de uma breve análise dos aspectos das drogas, certamente nos vem à cabeça, o porquê, o motivo que levam as pessoas a buscarem-nas. Diversos estudos mostram que esses motivos são variáveis para cada pessoa, isto é, existem pessoas que a buscam pelo fato de estarem vivenciando problemas pessoais, sociais, financeiros, por influência de amigos, assim como da própria sociedade e da própria publicidade, já outros as buscam pela sensação imediata de prazer que produzem, ou até mesmo para aliviar dores, angústias, depressões e solidão, dentre vários outros fatores.
            Sendo assim tem se a clara percepção que há busca pelas drogas, não se trata de questões financeiras ou particulares de certo grupo, elas abrangem um grande contingente de situações e pessoas, cada indivíduo tem motivos diferentes de busca-lás.  Mas agora nós os perguntamos: Os fins justificam os meios? Não.
            Porque em vez de tentarmos solucionar os nossos problemas de outras formas, sendo que essas não agridam nossa integridade física, psicológica e moral, tentamos buscar apoio em um grande abismo, em um “passatempo” que certamente acabará com o bem mais precioso que temos: a nossa vida!
            
 Leia abaixo:
→ Diga sim a vida, NÃO use drogas!

● Elas causam diversos problemas de saúde, como: constrição nos vasos periféricos, anormalidades da temperatura, frequência cardíaca e pressão arterial, risco de morte súbita,paranóia, lesões musculares e insuficiência dos rins e sistema cardiovascular, lesão cerebral, afetando os neurônios, distúrbios psicológicos (depressão, distúrbios do sono, ansiedade grave), overdose fatal, aborto espontâneo, problemas pulmonares, diversos tipos de câncer, intoxicações, perda de consciência, impotência sexual e etc. Essas são só algumas das doenças que o uso de drogas acarreta.
● Consequências sociais, como: Diminuição da produtividade do trabalho, mau desempenho escolar, a “famosa” marginalização social, degradação da autoconfiança (isso por que as drogas causam o conhecido efeito montanha russa, hora você se sente no auge do falso prazer, hora já se vê no fundo do poço).

→ Opte por fontes saudáveis de diversão e prazer

● Leitura.
● Se divertir com nossos verdadeiros amigos!
● Trabalhos sócios voluntários
● Desenvolver em si opiniões críticas e concisas
● E muitas outras atividades que nos alegram e nos são benéficas.

                                              …..........

- Cara eu não queria, mas pela nossa amizade, eu topo!
- Vamos lá. Você vai se amarrar.

Agora pare e compare: O que desejas para sua vida?  Ser feliz com hábitos saudáveis ou ser levado pelo falso prazer ao seu túmulo? A decisão é sua.
 
A vida te oferece várias oportunidades, falsos amigos te oferecem teu fim. Opte pela vida, uma vez dentro será muito difícil a saída!

Cuidado e alerta sempre, as drogas batem á porta de sua existência! Pais conversem com seus filhos, sirvam de exemplo para os mesmos, filhos cuidem de suas vidas, não as deixe descerem pelo “ralo”.

 (Ewerton Duarte, Márcia Nascimento e Otávio Soares)

"Devemos abraçar nossas causas, nossos ideais e objetivos de vida com força e garra. Pois bem, literalmente falando, você deve agarrar as oportunidades que aparecem em sua vida e jamais desistir."
 (Luís Alves)




13 comentários:

  1. Eu adorei esse texto criado por Ewerton , Márcia e Otávio,por quee ele envolve um assunto muito importante nos diass de hoje,pois temoos que alertar a populaçãoo sobre o perigo que as drogas trazem.! Parabéns para os três que criaram esse texto alertando a população.! Vocês estam ajudando muitoo ao alertar as pessoas =) Primeirooo comemte's \o/

    ResponderExcluir
  2. Galera ñ é feio vir pedi-los q acessem esse blog pq mas feio é o q muitos fazem acessando sites de pedofilia, ou utilizando desse meio de comunicação para coisas sordidas e nojentas. Então para vc q quer ter um mundo melhor seja um interativo pois so aqui vc sabera o q esta envolvendo o mundo de hoje e de uma forma bem simples ajudar no combate a distribuição impropria de informações negativas q em vez de ajudar so faz decrescer um pais q ainda esta em desenvlvimento. Nos sigam e também deixem suas opiniões sobre os assuntos e sugiram novos temas. Ok? eu sei q a galera q seguir este blog estara contribuindo para um Brasil melhor. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna. MATEUS 5, 37

    Até a palavra de Deus nos alerta quanto as nossas decisões, não podemos ficar em cima do muro ou nos deixar influenciar pelo externo mas sim pelo que é certo.
    O que você acha que é certo?
    Então defenda sua ideologia, não se aliene, viva intensamente e não torne sua vida uma Droga, porque é isso que você faz quando começa a usufruí-las se torna uma Droga, descartável, imprestável...
    Parabéns pela idéia, valew! continuem abrindo os olhos da galera. Abraço! ^^

    ResponderExcluir
  4. Viver uma vida normal é ter a certeza de que perdoar é a melhor coisa que tem no mundo para béns pelo o seu trabalho...
    E obrigado por ter mandado aquilo para minha caixa da verdade vou divulgar...
    Gabriela

    ResponderExcluir
  5. E o principal papel do ser humano gabriela, tentar alertar o proximo, afinal é um dos mandamentos de DEUS: Amaras teu proximo e que ama cuida, alerta.. estamos felizes por vc ter aprovado o blog!

    ResponderExcluir
  6. Certamente cleber, para cada ação nossa temos uma reacão respectiva. Então temos de ser acima de tudo seres humanos que realmente aproveitem a vida e não seja levado por falsas ilusoes e falsos prazeres!Agradecimentos a todos do Blog!

    ResponderExcluir
  7. Seguindo agora só falta mais postagens ;)

    ResponderExcluir
  8. Concerteza cássia, iremos fazer diversas postagens com diversos temas da atualidade e interresantes, obg por ta seguindo o blog!

    ResponderExcluir
  9. "A vida é mais simples do que a gente pensa; basta aceitar o impossível, dispensar o indispensável e suportar o intolerável."

    ResponderExcluir
  10. sim sim caro alexandre!
    "Viver é uma questão de escolhas"

    ResponderExcluir
  11. Gosteii,

    estantedepoemas.blogspot.com

    Visitem !?

    Beijos e muito obrigada *-*

    ResponderExcluir
  12. Meu primeiro comentario, e meu primeiro acesso em um Blog ^^ e ótimo terem coisas assim em um mundo virtualmente poluido! quero continuar acessando e lendo coisas interessantes e que realmente me ensinem algo para a vida, pois por simples gestos como esse, algumas pessoas aprendem liçoes. Nota 10, continuem assim =]

    ResponderExcluir
  13. Sim sim meus amigos... adorei o blog parabéns por estarem fazendo esse trabalho maravilhoso q é alertar as pessoas sobre um assunto q é um grande problema para a nossa sociedade, mas que com simples gestos podemos mudar essa questão não resolvida!!! Bijos...

    ResponderExcluir